Comprar imóveis na planta, qual a vantagem?

A dúvida é constante na cabeça de quem está planejando sair do aluguel. O que é mais vantajoso: comprar na planta ou somente depois de pronto?

Comprar um imóvel na planta é uma ótima opção para quem pretende economizar na hora de investir e não tem pressa para se mudar. Este tipo de negociação tem diversas vantagens, mas é importante ter cautela antes de fechar o contrato para não sofrer nenhum tipo de dor de cabeça no futuro.

A maioria dos consumidores é atraída pela compra diretamente na planta, porque de fato ela oferece diversos benefícios, inclusive financeiros. 

A economia pode chegar a 30% em relação ao mesmo empreendimento pronto.

A aquisição na planta também proporciona menos burocracia para tirar a documentação, tempo para planejar a mudança, possibilidade de personalizar o imóvel, além da valorização do bem, após o término da construção.



A dúvida é constante na cabeça de quem está planejando sair do aluguel. 

O que é mais vantajoso: comprar na planta ou somente depois de pronto? 


Listamos aqui algumas vantagens de comprar um imóvel na planta. Veja e tire suas conclusões. 

Condição de pagamento – As condições de pagamento das construtoras geralmente são muito sedutoras. Na maioria das vezes o comprador paga 30% do valor do imóvel até as chaves e o resto pode financiar com algum banco, que estão com as menores taxas da história, ou quitar o valor.

Prazo para planejar a mudança – Muitos noivos se interessam por comprar imóveis na planta e um dos principais motivos é o tempo de entrega do imóvel. Este tempo proporciona certa tranquilidade para os noivos planejarem o casamento e toda a mudança.

Documentação descomplicada – Assim como um carro zero, um apartamento na planta tem menores chances de ter problemas com documentação, por conta de nunca ter sido habitado.

Instalações modernas – Instalações novas evitam custos com manutenção, além de suprirem através de uma infraestrutura moderna as necessidades atuais dos consumidores, um exemplo é apartamentos com no mínimo uma vaga, e vaga opcional para compra.

Agilidade na decoração e mobília – Com a planta na mão o planejamento da decoração e da mobília é mais tranquilo que o normal. Outra vantagem é o tempo que o comprador tem para escolher e cotar materiais de construção e móveis, o que aumenta a possibilidade de fazer uma melhor negociação.

Facilidade de reforma – A personalização do apartamento é feita com mais facilidade, como por exemplo, no caso de trocar paredes de lugar, derrubar, ampliar, reduzir algum cômodo.
Alta liquidez – Se o imóvel escolhido for bem localizado e tiver uma boa planta, terá uma alta liquidez. Investidores sempre compram imóveis na planta, portanto, diante de qualquer imprevisto financeiro, vender o imóvel pode ser uma saída.


Lucro ao receber as chaves – Não é uma regra, porém, na maioria das vezes, é o que acontece. Segundo o CRECI, um imóvel na planta pode valer 50% a mais que um imóvel usado.

Realização Pessoal – Talvez uma das mais relevantes, a compra de um imóvel na planta é uma realização pessoal. Além de toda aquela ansiedade para receber as chaves, a realização de morar em um apartamento novo não tem preço.


Apesar dos benefícios relatados acima este tipo de transação também exige alguns cuidados essenciais que devem ser tomados desde quando surge a idéia deste tipo de investimento.

Conheça o bairro, a rua, tire todas as suas dúvidas e faça uma pesquisa sobre a construtora que está realizando o empreendimento dos seus sonhos. 

Pesquise no PROCON e consulte órgãos como o Conselho Regional de Engenharia.

 Se previna em relação a atrasos na obra. Esta é uma das reclamações mais proeminentes no PROCON. As empresas têm direito a 180 dias, antes ou depois, de variação da entrega na data prevista em contrato, porém alguns imprevistos podem acontecer. 

Para evitar que você se sinta lesado é importante deixar as coisas bem esclarecidas antes de fechar o negócio. 
Conheça as taxas e esteja preparado para suas influências em relação às parcelas combinadas. 

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e o Índice Geral de Preço-Mercado (IGP-M) poderão variar em todo o período da quitação. Obviamente o valor não sofrerá uma diferença absurda, porém passará por alterações.

 Além das parcelas, economize um dinheiro para eventuais reformas. Em muitos casos o comprador recebe o produto combinado, mas decide fazer algumas alterações. 



Vale ressaltar que muitos empreendimentos são finalizados sem piso, sem um guarda roupas embutido ou com outros fatores que, de acordo com suas preferências, deverão passar por alterações.

 Comprar um imóvel, seja na planta, em lançamento ou pronto, exige muita pesquisa, informação e clareza, é um tipo de negociação burocrática e exigente, mas altamente recompensadora.


E você gostou e achou útil esta informação, compartilhe vários amigos seus podem estar com estas dúvidas também.


Um comentário:

  1. Usando um Portal de Imóveis para a divulgação dos seus imóveis que tem as ferramentas certas para a divulgação, veja mais ai: www.papimoveis.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem ou sua dúvida que assim que puder entraremos em contato.